Pessoas autoconfiantes parecem estar à vontade consigo mesmas e com seu trabalho. Eles convidam e inspiram confiança nos outros, ao mesmo tempo que atraem a prosperidade para suas vidas.
Todas essas são características atraentes de se ter, e a boa notícia é que podemos desenvolver a autoconfiança por meio do treinamento do nosso cérebro. Como resultado, teremos uma vida plena também!
Mas é claro que não é fácil: requer disciplina, foco e força de vontade!
Para saber como desenvolver a autoconfiança para uma vida plena, confira o artigo que preparei abaixo!
O que é autoconfiança?
Autoconfiança significa confiar em seu próprio julgamento, capacidades e habilidades. É sobre valorizar a si mesmo e se sentir digno, independentemente de quaisquer imperfeições ou do que os outros possam acreditar sobre você.
Autoeficácia e autoestima são frequentemente usadas de forma intercambiável com autoconfiança. Mas elas são sutilmente diferentes.
Ganhamos um senso de autoeficácia quando nos vemos dominando habilidades e alcançando metas. Isso nos incentiva a acreditar que, se aprendermos e trabalharmos duro em uma área específica, teremos sucesso.
É esse tipo de confiança que leva as pessoas a aceitar desafios difíceis e seguir em frente mesmo diante de contratempos.
Já autoestima é uma sensação mais geral de que podemos lidar com o que está acontecendo em nossas vidas e que temos o direito de ser felizes.
Além disso, a autoestima vem, em parte, do sentimento de que as pessoas ao nosso redor nos aprovam.
Podemos ou não ser capazes de controlar isso, e se recebermos muitas críticas ou rejeição de outras pessoas, nossa autoestima pode facilmente sofrer, a menos que a apoiemos de outras maneiras.
Leia também::: Aprenda a influenciar pessoas a partir da reciprocidade
Por que a autoconfiança é importante?
A autoconfiança é vital em quase todos os aspectos de nossas vidas, mas muitas pessoas lutam para encontrá-la.
Infelizmente, isso pode se tornar um ciclo vicioso: as pessoas com falta de autoconfiança têm menos probabilidade de alcançar o sucesso que poderia lhes dar mais confiança.
Por exemplo, você pode não estar inclinado a apoiar um projeto lançado por alguém que está visivelmente nervoso, atrapalhado ou constantemente se desculpando.
Por outro lado, você é persuadido por alguém que fala claramente, mantém a cabeça erguida e responde às perguntas com segurança.
Pessoas confiantes inspiram confiança nos outros: seu público, seus colegas de trabalho, seus chefes, seus clientes, seus amigos e em seus parceiros.
E ganhar a confiança de outras pessoas é uma das principais maneiras de ter sucesso!
Como desenvolver a autoconfiança
Você pode mostrar autoconfiança de várias maneiras: no seu comportamento, na sua linguagem corporal e no que você diz e como o diz.
Projetar uma imagem positiva para outras pessoas pode ajudá-lo a melhorar sua autoconfiança.
Não é simplesmente uma questão de “fingir” — se você projeta com confiança, é mais provável que os outros respondam bem, e esse feedback positivo o ajudará a acreditar em si mesmo.
1. Construa hábitos de confiança
Para desenvolver e melhorar sua autoconfiança, procure desenvolver bons hábitos — e quebrar os maus! O exercício regular e uma dieta saudável podem melhorar drasticamente a sua saúde física e mental.
E estudos mostram que ter uma boa noite de sono está associado a um aumento do otimismo e da auto-estima.
Trabalhar em sua marca pessoal também pode ajudar. Se você projetar uma imagem positiva de seu eu autêntico, provavelmente começará a receber um feedback positivo que é tão importante para sua autoconfiança.
2. Revise as conquistas anteriores
Sua autoconfiança aumentará quando você for capaz de dizer: “Eu posso fazer isso e aqui está a evidência.”
Como parte de sua análise pessoal, você terá identificado coisas em que é bom, com base em suas realizações anteriores.
Liste as 10 coisas de que você mais se orgulha em um “registro de conquistas”. Em seguida, use-os para fazer afirmações positivas sobre o que você pode fazer.
Essas declarações são particularmente poderosas se você tende a minar sua confiança com conversas internas negativas.
3. Definir metas de aumento de confiança
Definir e alcançar metas — e ver o quão longe você chegou — são as principais formas de desenvolver autoconfiança.
Use sua análise pessoal para definir metas que aproveitam seus pontos fortes, minimizam seus pontos fracos e aproveitam as oportunidades.
Depois de identificar as metas principais que deseja alcançar, esclareça os primeiros passos que você precisa dar.
Certifique-se de que são pequenos passos, levando não mais do que uma hora para fazer. Isso fará a bola rolar e aumentará sua confiança ao atingir os objetivos adequados.
Busque o melhor para você!
Com essas dicas, tenho certeza que você conseguirá desenvolver autoconfiança e ter uma vida mais plena, repleta de conquistas.
E caso queira saber mais sobre prosperidade, riqueza e como treinar seu cérebro para alcançar seus objetivos e obter mais autoconfiança, siga meu canal do Youtube!