You are currently viewing Descubras os 5 pilares da inteligência emocional e como desenvolver

Descubras os 5 pilares da inteligência emocional e como desenvolver

Todo mundo tem seu próprio nível inato de inteligência emocional. Essas habilidades podem vir mais naturalmente para algumas pessoas do que para outras, mas a inteligência emocional não é uma habilidade fixa. 

Com treinamento e prática nas cinco áreas principais, você pode melhorar sua inteligência emocional no trabalho e também na sua vida pessoal, alcançando a tão sonhada prosperidade.

Por exemplo, em 1983, um psicólogo do desenvolvimento chamado Howard Gardner descreveu 9 tipos de inteligência, um dos quais era a inteligência emocional.

Ele a descreveu como a capacidade de identificar e gerenciar suas próprias emoções e compreender as emoções dos outros. 

A capacidade de identificar suas próprias emoções, bem como as emoções dos outros, desempenha um grande papel em ser um cidadão melhor e um melhor ator no futuro. 

A chave para uma vida de sucesso é a inteligência emocional, mas como exatamente você se torna emocionalmente inteligente? 

Desenvolva sua inteligência emocional

Assim como qualquer outro processo, leva tempo para desenvolver a habilidade, aprender a usar e ser capaz de usá-la em um determinado momento ou situação.

A capacidade de ser emocionalmente inteligente concede a alguém o potencial de mudar e ser flexível. 

Mas independentemente das qualificações que uma pessoa possa ter, se ela não tiver as qualidades emocionais, é improvável que tenha sucesso em vários campos. 

E nesse sentido, conhecer — e desenvolver — os pilares da inteligência emocional pode ser um grande diferencial em nossas vidas. 

E os pilares são:

#1. Autoconsciência 

Autoconsciência é a capacidade de compreender como se está se sentindo, você está se afastando de seus sentimentos e é capaz de estar ciente das vibrações emocionais ao seu redor e dentro de você.

#2. Auto Gerenciamento 

Por mais que queiramos, sentir-se positivo não é algo 24 horas por dia, sete dias por semana. 

Situações estressantes podem acontecer, mudando um pouco sua energia. Mas a autogestão exige que você seja capaz de usar sua autoconsciência para saber como navegar por situações tensas. 

Isso significa menos decisões apressadas baseadas na emoção. Isso requer muita paciência.

Leia também::: Aprenda a controlar o seu chimpanzé

#3. Motivação

Isso vem da vontade de ter autogestão. Ou seja, quando se trata de compreender os seus próprios sentimentos e os de outra pessoa, trata-se de superar, mesmo quando as coisas nem sempre parecem estar bem. 

É a força para seguir em frente mesmo quando existem obstáculos na vida. É estabelecer metas e segui-las.  

#4. Empatia 

Empatia é um dos meus componentes favoritos quando se trata de Inteligência Emocional. 

Afinal, ela permite que você entenda as emoções e reações de outras pessoas. A empatia não é alcançada sem primeiro ter autoconsciência. 

#5. Habilidades sociais 

É a capacidade de captar piadas, sarcasmo, atendimento ao cliente, manter amizades e relacionamentos e encontrar um terreno comum com outras pessoas. 

Ou seja, ter habilidades sociais melhorará sua habilidade empática, daí a inteligência emocional. Ao ser capaz de captar diferentes pistas sociais, você pode entender melhor como alguém está se sentindo. 

Cultive sua inteligência emocional

Não apenas saímos do útero com inteligência emocional, é algo que é aprendido com base na experiência e no ambiente. 

Se você quiser ser mais hábil nessa área da sua vida, terá de começar a examinar a si mesmo em profundidade. 

Pode descobrir que precisa superar alguns bloqueios que podem estar impedindo você de ir mais longe. 

Essas transições não são fáceis, mas valem a pena. Você descobrirá como encontrar pessoas onde elas estão e como gerenciar melhor as suas próprias emoções. 

Isso garante relacionamentos melhores e mais longos e até mesmo grande sucesso no trabalho.

Mas se quiser entender mais sobre inteligência emocional, e como desenvolvê-la, confira um vídeo que publiquei no meu canal no Youtube há algum tempo, e no qual abordo esse tema! É só dar o play abaixo!