You are currently viewing O que é autocuidado e como incluí-lo na rotina?

O que é autocuidado e como incluí-lo na rotina?

A maioria de nós sabe que devemos praticar o autocuidado, mas quando se trata de implementá-lo em nossa vida diária, temos dificuldade.

Embora você possa estar lidando com várias prioridades ao mesmo tempo, isso geralmente leva a deixar suas próprias necessidades no final da lista de tarefas.

Se você não está reservando tempo para cuidar de si mesmo diariamente, é mais provável que se sinta estressada, insatisfeita e oprimida.

Tornar-se a melhor versão de si mesmo envolve cuidar de sua mente, corpo e alma. Quando você se cuida, se dá o combustível necessário para conquistar tudo o que sempre sonhou!

Para ajudá-la a tornar o autocuidado parte de sua rotina diária e realmente cumpri-lo, aqui estão quatro dicas para você começar.

Não faça coisas que você odeia

Se você está fazendo algo apenas porque todo mundo está fazendo, mas você absolutamente odeia, é mais provável que você não se comprometa com isso.

A chave para manter sua rotina de autocuidado é encontrar as atividades que você adora e pelas quais anseia no final de um longo dia.

Para criar uma rotina diária de autocuidado que funcione para você e seu estilo de vida, experimente diferentes coisas que o iluminem e a façam feliz.

Aqui estão algumas ideias para você começar:

  • Leia
  • Pratique Yoga ou Meditação
  • Ouça um podcasts
  • Dê um passeio um passeio
  • Faça aulas de dança

Experimente coisas novas e descubra o que funciona para você. Lembre-se de que sua rotina de autocuidado deve ser personalizada para você e somente para você.

Leia também::: Como desenvolver autoconfiança para uma vida plena?

Planeje com antecedência e agende

A verdade é que se não termos tempo para o autocuidado, nós provavelmente não vamos encontrar o tempo para isso. Faça do autocuidado uma consulta não remarcável com você mesmo. Programe-o em seu calendário e defina lembretes se precisar.

Por exemplo, bloqueie 30 minutos pela manhã para fazer Yoga e 30 minutos à noite para ler. 

Diga a sua família ou amigos os horários em que você estará indisponível. Torne-o o mais oficial possível.

Pode até ser algo tão simples como planejar com antecedência e arrumar as roupas, a bolsa e o almoço na noite anterior para aliviar um pouco o estresse pela manhã.

Quando você planeja com antecedência e programa o autocuidado, fica mais fácil ajustá-lo aos seus dias.

Mantenha sua rotina simples

Uma das minhas formas favoritas (e talvez a mais importante) de simplificar o autocuidado em minha vida é ajustando minha mentalidade em torno disso.

Parei de pensar que era apenas mais uma coisa no meu prato para acreditar que era uma parte necessária da minha vida diária. 

Deixei de me sentir culpada por isso e passei a compreender que se eu não fizer isso, será um desserviço para aqueles ao meu redor.

Concentre-se no sentimento que a prática do autocuidado lhe proporciona e deixe que isso dite como você o implementará em seus dias.

É importante lembrar que não precisa ser demorado, complicado ou custar dinheiro.

O objetivo de ter uma rotina diária de autocuidado é ajudá-la a recarregar as baterias e relaxar. Portanto, torne-o o mais simples necessário para se encaixar em seu estilo de vida.

Permaneça flexível

Comprometa-se a implementar sua rotina de autocuidado enquanto se permite brincar com a maneira como a implementa.

Há dias em que é mais fácil praticar o autocuidado e outros em que pode parecer impossível. As coisas vão atrapalhar e isso é uma parte inevitável da vida.

Quando isso acontece, é importante abrir mão das rédeas um pouco. Não seja muito dura consigo mesma e lembre-se de que todo dia é um novo começo para voltar a ele. Sua rotina de autocuidado não será perfeita.

Se seus objetivos diários de autocuidado são obter movimento diário e nutrir sua mente, permita-se brincar com a maneira como você alcançará esses objetivos. 

Crie uma estrutura básica, mas seja flexível em seus métodos. É assim que eu faço: mantenho uma lista das minhas ideias favoritas de autocuidado. 

Alguns dias tenho mais tempo do que outros, então escolho atividades nas quais posso dedicar meu tempo. Nos dias em que tenho tempo limitado, opto por atividades mais rápidas.

Não há dois dias iguais, então eu trabalho com minha agenda para descobrir o que funciona melhor para mim naquele momento.

Crie sua rotina de autocuidado

Se você está apenas começando com o autocuidado ou se está lutando para voltar à rotina, essas dicas a ajudarão a seguir uma rotina diária que trará alegria, relaxamento e paz para sua vida.

Espero que tenha gostado do artigo e, para mais dicas e muita informação sobre autocuidado, riqueza, conquistas e prosperidade siga também meu canal do Youtube!