O que a Ansiedade está Querendo te Dizer?

Os sintomas da ansiedade, agitação, angústia, desconforto no corpo, dificuldade de respirar e dificuldade de se concentrar sinalizam que ao desistir do nosso caminho em direção a algo melhor da nossa vida, nos aprisionamos nesta área tão restrita.

Aqueles planos e ideias maravilhosas que um dia o encheram de energia e entusiasmo e o fizeram sonhar com uma realidade mais vibrante e fizeram você acordar mais disposto e enfrentar o seu dia com mais ânimo: o que aconteceu com eles? Como tudo virou ansiedade?

ONDE TUDO COMEÇA…

Para muitos, depois de um êxtase inicial, começamos a avaliar todo o envolvimento e o investimento do que teremos que fazer e passamos para a fase “e se não der certo?” e começamos a medir as possíveis perdas.

É aqui que a maioria das ideias vão para a gaveta.

É aqui que muitas vezes tiramos o nosso time do campo.

Ficamos amedrontados demais com o vazio das certezas.

As desculpas nos invadem:

A falta de tempo, a falta de recursos, a falta de conhecimento, tudo parece tomar uma dimensão muito grande, achamos que é precipitado demais. Achamos que é melhor ficar tudo como está.

Parece que assim nos protegemos, mas, na verdade, é neste momento que começamos a criar as paredes invisíveis da prisão do medo. Estamos presos numa vida limitada. Estamos presos nos mesmos resultados. Não sabemos porque as coisas boas e novas não acontecem, não percebemos que nos encarceramos numa zona restrita.

Você se sente assim?
Você se sente assim?

 

O medo de ultrapassar as fronteiras do conhecido impede a construção de novos cenários na nossa vida. Queremos coisas novas, mas não conseguimos nos mover, não conseguimos ir adiante. É nesse momento que passamos a viver em círculo na nossa “cela”, nos percebemos inconformados mas estamos presos – nasce assim a ANSIEDADE.

Os sintomas da ansiedade, agitação, angústia, desconforto no corpo, dificuldade de respirar e dificuldade de se concentrar sinalizam que ao desistir do nosso caminho em direção a algo melhor da nossa vida, nos aprisionamos nesta área tão restrita.

Qualquer um que esteja sentindo ansiedade ou com uma crise de ansiedade, está na verdade querendo se libertar desta prisão, deste lugar tão limitado em que se colocou.

O PROPÓSITO DE VIDA É UMA CHAVE PARA SAIR DA ANSIEDADE

Até hoje nunca encontrei uma pessoa com sintomas de ansiedade ou com ataques de ansiedade enquanto estão envolvidas com algo que desejam muito ou que tem um sentido especial na sua vida.

Pessoas que estão vivendo na direção de um propósito especial, que estão se movendo na direção do que querem muitas vezes sentem medo, mas agem em cima do medo, não estão andando em círculos, não estão aprisionadas.

Os corajosos são aqueles que mesmo com medo seguem adiante. Eles vão carregando o medo junto com eles. Eles “dançam” com o medo. O medo dá um passo e eles dão um segundo passo e seguem adiante, empurrando o medo passo a passo, num ritmo constante para quebrar os medos e prosseguir em direção ao futuro que querem viver. Sem garantias de resultados, mas com a certeza que é sempre pra frente que estão indo.

Eles não sofrem de ansiedade porque a ansiedade é fruto da prisão que nos impomos quando dizemos não ao futuro desconhecido e preferimos ficar na mesma situação acomodada e conhecida.

A ansiedade é o sinal de que nos aprisionamos.

COMO EU AJUDO AS PESSOAS COM ANSIEDADE

Quando atendo clientes com crise de ansiedade ou crise de pânico, eu sei exatamente o que preciso fazer: tirá-lo da prisão mental que o medo de seguir adiante o colocou.

A ansiedade nos paralisa e aprisiona
A ansiedade nos paralisa e aprisiona

Eu sei que em algum momento ele desistiu.

Ele desistiu de algo de muito valor na sua vida. Ele abriu mão de algo que faria muito sentido. Ele se estagnou numa vida vazia e agora o seu interior está gritando por socorro.

Ele está andando em círculos, num espaço limitado, como um animal na cela gradeada e precisa ser libertado para viver solto, relaxado e livre na floresta da vida, no seu real habitat.

Tive um cliente com síndrome do pânico, há dois anos com licença no trabalho, não conseguia mais sair de casa, levantar da cama era uma tarefa monumental, a ansiedade generalizada impedia de fazer qualquer atividade cotidiana. Mesmo medicado, não conseguia ter alívio e viver coisas simples do dia a dia com prazer. Estava aprisionado dentro de si mesmo.

Quebrar esta prisão mental é limpar os pensamentos intrusivos e ao limpá-los criar um espaço para resgatar a paz interior. A partir do resgate de um espaço de relaxamento, a mente volta a ser mais criativa e a recordar o que tem realmente valor. Começa, assim, a jornada da libertação.

Nenhum medicamento e nenhuma técnica de relaxamento para ansiedade são suficientes enquanto não existir um trabalho consistente e diário de superação constante das paredes invisíveis do medo, que constroem o nosso cárcere interior, onde todos esses sintomas de ansiedade e depressão são plantados.

curso online mp essencial

>> As técnicas que uso com meus clientes para você fazer em casa

Libertar a nossa natureza que é desenhada para ser aventureira tem sido a missão que cumpro diariamente, ensinando as pessoas a gerenciar seus pensamentos e suas emoções, e, assim, se libertar da cela inadequada que prendeu a sua alma.

 

ASS ROSALIA

 

Rosalia Schwark
Psicóloga Especialista em Neurociência
Criadora do Método Movimento Perfeito